segunda-feira, 17 de maio de 2021

Global Action Days 2021: O que está aos nossos pés?

Global Action Days 2021 - Semana 3
Ação 5: O que está aos nossos pés?


Em prol da Campanha My actions matter, do projeto Eco – Escolas, decidi atentar um pouco mais, em relação aos meus hábitos e rotinas. Será que estes beneficiam ou não um desenvolvimento sustentável?
De todas as ações propostas na semana 3 desta campanha, a que mais me chamou à atenção foi a “O que está aos nossos pés?”.
Para um amante de moda, mais concretamente, ténis é habitual estar sempre à alerta de sites e lojas de venda destes. Incorretamente, se vir uns ténis que goste, a um bom preço, mesmo que os atuais não estejam rotos ou estragados, vou ter tendência a comprá-los. Assim sendo, depois da aquisição das novas sapatilhas, os velhos acabam por cair em desuso. No âmbito desta ação, fiz duas pilhas dos que usava e os que não usava. Fiquei perplexo com o resultado! Estava à espera que o monte dos ténis que já não usava fosse menor. Ao todo, sete sapatilhas, pantufas e chinelos, num estado imaculado, que estavam perfeitamente em condições para serem utilizados, e estavam “parados” na prateleira. Analogamente, é como se um motorista mudasse os pneus ao carro de 2 em 2 dias. Em vez de estarem a ganhar pó e teias no armário, poderiam estar, agora, nos pés de alguém que precisasse mais que eu.
À luz disto, só me resta uma opção… Mudar essa minha ideologia / hábito. No entanto, não é fácil, para mim e para muitas mais pessoas, mudar essas conceções consumistas. Atualmente, o marketing está feito para que o produto seja visível. Técnicas como criar ofertas irresistíveis; uma forte comunicação; uma grande assertividade em ações de marketing; diferenciação da concorrência e uma adaptação para que o cliente espere o melhor de uma dada marca são fatores muito difíceis de contestar, a meu ver. Esta panóplia de técnicas, todas elas conjugadas, são uma “armadilha” para pessoas como eu, que terão sempre um bichinho dentro de si, a dizer para comprar, este ou aquele produto. O mais acertado, na minha ótica, será, então, só comprar quando necessário e afastarmo-nos de sites e/ou lojas deste tipo de produtos durante esse tempo.
Concluindo, se eu posso adotar práticas que promovam o desenvolvimento sustentável, qualquer um pode. O hoje é o espelho de amanhã e o amanhã é o espelhado de hoje. 

Aluno: Rodrigo Viegas, Nº19
10ºA



Sem comentários:

Enviar um comentário