Eco-Escolas, o resumo possível em 1 minuto! Havia muito mais para mostrar. Obrigada a todos os que participaram
terça-feira, 20 de julho de 2021
Candidatura ao galardão 2020/2021
quinta-feira, 1 de julho de 2021
quinta-feira, 17 de junho de 2021
Desafio "Onde está o Ecolápis?"
Acreditando que "as coisas podem mudar", ficam aqui presentes algumas das ilustrações realizadas pelos alunos, com o objetivo de descobrir em cada uma o pequeno ecolápis vermelho que pode mudar o mundo.
Parabéns a todos pelos resultados obtidos! Os trabalhos aqui expostos são apenas uma amostra do excelente empenho demonstrado neste projeto.
quarta-feira, 9 de junho de 2021
segunda-feira, 7 de junho de 2021
quinta-feira, 3 de junho de 2021
Projeto TriosKe (TRi – de triciclo e OsKe – de quiosque)
Dar uma nova vida a objetos que já eram maioritariamente considerados lixo foi a ideia central do projeto, que partiu de um desafio do Eco-Escolas. A reutilização de materiais, alguns deles inclusivamente danificados é uma mais-valia na tentativa de preservação do meio ambiente.
Projeto Compressor e Lava Jato
O Compressor e Lava Jato possibilita a realização de múltiplas ações, como, por exemplo, encher pneus, bolas, em lavagem de automóveis e outros veículos. Foi realizado essencialmente com materiais danificados e objetos em fim de vida.
terça-feira, 1 de junho de 2021
Onde está o EcoLápis?
No âmbito da disciplina de Educação Visual e em articulação com o Projeto Eco-Escolas, todas as turmas do 7.º ano (A, B, C, D e E) do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, participaram na iniciativa Onde está o EcoLápis? promovida pela ABAE e a Faber-Castell.
Foram objetivos: desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a criatividade; e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
O projeto selecionado para ser submetido a concurso foi realizado pelas alunas Maria João Ferreira, n.º 15 e Marta Salgueiro n.º 16 do 7ºA.
O Projeto Eco-Escolas agradece o envolvimento da professora coordenadora da atividade Ana Sofia Relvas, docente de Educação Visual do 7º ano de escolaridade e a todos os alunos pelos trabalhos maravilhosos que elaboraram, os quais serão apresentados brevemente sob a forma de vídeo.
Desafio: "Eu vou mudar o mundo"
O Eco-Escolas, no âmbito do Dia da Criança (1 de junho) e do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) quer dar voz as todas as crianças e jovens de Portugal, que contribuem ativamente no seu dia-a-dia, para um futuro mais sustentável.
Esta atividade, que irá decorrer durante o mês de junho, consiste em desafiar crianças e jovens entre os 5 e os 25 anos, a realizar um vídeo, com uma mensagem clara sobre o seu contributo para mudar o mundo, tornando-o mais sustentável: evitando a poluição, preservando a biodiversidade ou agindo pelo clima...
O vídeo deve ser filmado NA HORIZONTAL e iniciado com a frase “Eu vou mudar o Mundo porque…” e ter a duração máxima de 1 minuto.
Durante o mês de junho, publica no Facebook, Instagram ou YouTube o vídeo utilizando a hashtag #voumudaromundo e envia o link para ecoescolas@abae.pt devidamente identificado com o nome da escola, nome e idade do autor.
Juntos vamos mudar o mundo!
sexta-feira, 28 de maio de 2021
Semana Nacional e Ibérica sobre Espécies Invasoras
O grupo de Biologia/ Geologia, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, aderiu à Semana Nacional e Ibérica sobre Espécies Invasoras, durante a qual, a par das inúmeras atividades disponíveis em https://www.invasoras.pt/pt/siei2021 , será realizado um Webinar, destinado aos alunos de Biologia e Geologia do ensino Secundário e de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade.
Desde já agradecemos a colaboração e disponibilidade das investigadoras Dra. Elizabete Marchante e Dra. Hélia Marchante.
Grupo de Biologia/Geologia
Projeto Eco-Escola
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Dia da Terra - Trabalhos dos alunos
terça-feira, 25 de maio de 2021
Dia da Terra: A chuva de ideias do 6º B
Esse menino ou menina era habitualmente feliz e saudável. Porém, consta-se que os
últimos tempos não têm sido fáceis. O Planeta Terra ou a Terra Planeta está esquisito. Ou
esquisita. Parece abatido e febril. Permanentemente abatido e febril. Ou abatida.
Algo terá acontecido!
Na vila de Oliveira de Frades há alguém preocupado com esta situação: o 6.o B.
Diz o 6.º B que o Planeta Terra ou a Terra Planeta é a nossa casa.
Como viver numa casa triste e doente?
E psssssssshhhhhhhhhh. Houve uma chuva de ideias lá na vila: reciclar cada vez mais;
utilizar a água de modo responsável; recolher o lixo das praias, para que não vá parar ao mar;
comer mais alimentos de origem vegetal; reutilizar objetos, isto é, usá-los pelo máximo tempo
possível para evitar o desperdício e economizar energia.
Literalmente uma chuva de ideias e num ápice se instalou o alvoroço em Oliveira de
Frades. A população não tinha guarda-chuvas apropriados para este tipo de chuva. Foi então
que essa chuva de ideias se infiltrou no coração dos habitantes.
Não estão bem a ver o que se seguiu...
Parecia que as pessoas tinham engolido um dicionário de sustentabilidade. Só
diziam coisas como:
- Vamos espalhar a notícia, para que respeitem o Planeta Terra;
- Temos de mudar de hábitos, a Terra Planeta não é uma lixeira;
- Os peixes não podem continuar a comer pedaços de plástico;
- Temos de pôr fim às nossas exigências insustentáveis.
Também parecia que as pessoas tinham engolido ações de sustentabilidade, porque
faziam o que diziam.
O Planeta Terra (ou a Terra Planeta), que assistia a tudo isto, rebolava pelo chão de
tanto rir. Sentia cócegas. Como se o sucedido lhe fizesse cócegas: a chuva que nunca tinha
visto; as frases que não se lembrava de ouvir e as atitudes que não lhe estavam na memória.
A Terra Planeta (ou o Planeta Terra) já não parecia abatida e febril. Já só parecia
estapafurdiamente feliz. Tão feliz, tão feliz, tão feliz... que não parava de fazer TikToks.
Como não gostar de viver numa casa animada e de boa saúde?
Trabalho produzido por:
Turma 6.o B e Prof. Tânia Ferreira
Global Action Days 2021: O que está aos nossos pés?
Há de facto uma pilha considerável de sapatos que não usamos. Em ambas as pilhas de sapatos não usados encontramos sapatos demasiado velhos ou estragados para serem usados e botas que só nos dias frios e chuvosos de inverno usamos, mas também encontramos um ou dois pares de sapatos que raramente são calçados. Contudo, os sapatos que não utilizamos não ficam o ano inteiro a ganhar pó no armário, há sempre alguém da família, mãe ou irmã, que os usa. Por isso, achamos que, mesmo tendo bastantes sapatos, usamo-los quase todos e não os compramos com um pensamento consumista, mas sim porque realmente precisamos deles.
Para evitar comprar sapatos que irão acabar parados num canto, devemos sempre pensar “Vou usá-los no meu dia-a-dia?”, e se a resposta for não devemos questionar-nos “Mais alguém vai puder usá-los ou vão acabar sem uso algum?”. Só quando a resposta a uma destas questões for sim é que devemos comprar qualquer tipo de calçado.
Na nossa opinião, os hábitos de consumo já incorporados em nós, afinal de contas quem é que não gosta daquele sentimento de ter roupa ou calçados novos? Faz parte de nós querer comprar mais uma peça de roupa, mesmo sabendo que no futuro não vai ter utilidade nenhuma, mas temos de combater este pensamento e lentamente mudar os nossos hábitos.
10ºA
Global Actions Days: Milhas alimentares
Global Actions Days - Semana 3: Capacitar para a Ação Climática
Realizado por: Aline Santos, Nº1; Íris Rodrigues, Nº8; Rafaela Rodrigues, Nº15; Vasco Couceiro, Nº18 11ºB
Global Actions Days: Maravilhoso mundo do chocolate
A Terra agradece
Trabalho realizado por: Joana Santos, Lannah Souza, Mariana Lopes
sexta-feira, 21 de maio de 2021
Global Actions Days: O Clima em Mudança
Ação 1: O Clima em Mudança
- Ao observar o tempo hoje (12 de maio de 2021), reparamos que o céu está completamente coberto de nuvens densas e com grandes probabilidades de precipitação. Este tempo, nesta altura do ano não é normal visto que é primavera.
- Nos últimos 10 anos, em consequência das alterações climáticas e do aquecimento global, as estações do ano têm vindo a ser inconstantes o que é notório nas descidas e subidas de temperatura radicais e repentinas que temos vindo a assistir e a sentir.
- Tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo é o estado da atmosfera num local, num determinado momento. Por outro lado, o clima é a condição média do tempo num determinado local, medido durante um longo período.
Global Action Days: Milhas alimentares
- Alguns destes produtos crescem naturalmente em Portugal em certas épocas do ano, como por exemplo, o pimento, a beringela e o feijão manteiga. Já o arroz basmati é transportado para o nosso supermercado a partir dos vales do Himalaia.
- O feijão manteiga semeia-se na primavera ou primavera/verão.
- A beringela cresce no verão, tal como o pimento, entre os meses de junho, julho, agosto e setembro.
- O arroz basmati semeia-se durante o outono ou a primavera.
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Global Action Days 2021: Beleza da Natureza
Após o visionamento da versão de David Attenborough de um Mundo Maravilhoso os alunos da turma 11ºB foram desafiados, na aula de História A, a escrever sobre o que sentiram ao ver o vídeo.
Ao ver este vídeo apercebi-me da sorte que temos por vivermos no planeta Terra, onde a perfeição é realmente possível. (Mara)segunda-feira, 17 de maio de 2021
Global Action Days 2021: O que está aos nossos pés?
Ação 5: O que está aos nossos pés?
Em prol da Campanha My actions matter, do projeto Eco – Escolas, decidi atentar um pouco mais, em relação aos meus hábitos e rotinas. Será que estes beneficiam ou não um desenvolvimento sustentável?
De todas as ações propostas na semana 3 desta campanha, a que mais me chamou à atenção foi a “O que está aos nossos pés?”.
Para um amante de moda, mais concretamente, ténis é habitual estar sempre à alerta de sites e lojas de venda destes. Incorretamente, se vir uns ténis que goste, a um bom preço, mesmo que os atuais não estejam rotos ou estragados, vou ter tendência a comprá-los. Assim sendo, depois da aquisição das novas sapatilhas, os velhos acabam por cair em desuso. No âmbito desta ação, fiz duas pilhas dos que usava e os que não usava. Fiquei perplexo com o resultado! Estava à espera que o monte dos ténis que já não usava fosse menor. Ao todo, sete sapatilhas, pantufas e chinelos, num estado imaculado, que estavam perfeitamente em condições para serem utilizados, e estavam “parados” na prateleira. Analogamente, é como se um motorista mudasse os pneus ao carro de 2 em 2 dias. Em vez de estarem a ganhar pó e teias no armário, poderiam estar, agora, nos pés de alguém que precisasse mais que eu.
À luz disto, só me resta uma opção… Mudar essa minha ideologia / hábito. No entanto, não é fácil, para mim e para muitas mais pessoas, mudar essas conceções consumistas. Atualmente, o marketing está feito para que o produto seja visível. Técnicas como criar ofertas irresistíveis; uma forte comunicação; uma grande assertividade em ações de marketing; diferenciação da concorrência e uma adaptação para que o cliente espere o melhor de uma dada marca são fatores muito difíceis de contestar, a meu ver. Esta panóplia de técnicas, todas elas conjugadas, são uma “armadilha” para pessoas como eu, que terão sempre um bichinho dentro de si, a dizer para comprar, este ou aquele produto. O mais acertado, na minha ótica, será, então, só comprar quando necessário e afastarmo-nos de sites e/ou lojas deste tipo de produtos durante esse tempo.
Concluindo, se eu posso adotar práticas que promovam o desenvolvimento sustentável, qualquer um pode. O hoje é o espelho de amanhã e o amanhã é o espelhado de hoje. Aluno: Rodrigo Viegas, Nº19
Global Action Days 2021 - Iniciativas dos alunos (4)
A Natureza é inofuscável,
aurora divina da criação.
Ambiente calmo e afável,
essência da vida, sua feição.
Na sua pura e ténue aura,
sublime biodiversidade instaura.
A beleza que se revela
entre os pasmados corações
transparente e singela,
consciente e expectante das nossas ações.
Posto que temem e suspiram,
Outrora, silêncio aspiram.
Cada passo, um compasso
de um futuro escasso…
Entretanto, ela no meu leito jaz,
já que enraíza uma inabalável paz.
DESAFIA-TE, por ti e pelo ambiente. A Terra agradece🌎 💚
Global Action Days 2021 - Iniciativas dos alunos (3)
Eu (Francisco) e a Carolina decidimos manifestar o nosso amor pelo Planeta! Apanhamos lixo no largo da Feira e tiramos algumas fotos para relembrar esta manhã inesquecível e incrível. Obrigado por nos ter proporcionado esta experiência.
Global Action Days 2021 - Semana 2 - Ação 7- Celebra um ambiente limpo com um piquenique de recolha de lixo!
DESAFIA-TE, por ti e pelo ambiente. A Terra agradece🌎 💚
Global Action Days 2021 - Iniciativas do alunos (2)
Hoje realizamos à ação 7 da Campanha Global Actions Days #My actions matter. Foi muito divertido. Iremos repetir.
11ºA - Alunos: Inês Castanheira, Matilde Barreto; Matilde Paraíso, José Tojal
Global Action Days 2021- Semana 2 - Ação 7- Celebra um ambiente limpo com um piquenique de recolha de lixo!
DESAFIA-TE, por ti e pelo ambiente. A Terra agradece🌎 💚
Global Action Days 2021 - Iniciativas do alunos (1)
ReBicla - Reciclagem em movimento
A Rebicla, é um ecoponto móvel, construído a partir da reutilização de materiais, incluindo uma velha bicicleta.
Todas as ações pró-ambientais são importantes para alcançar um impacto ecológico, sustentável e positivo.
quarta-feira, 12 de maio de 2021
Global Action Days 2021 #MyActionsMatter

